Gravitate Health FHIR Implementation Guide, published by Gravitate Health Project. This guide is not an authorized publication; it is the continuous build for version 0.1.0 built by the FHIR (HL7® FHIR® Standard) CI Build. This version is based on the current content of https://github.com/joofio/test-epi-composition/ and changes regularly. See the Directory of published versions
Full name:
Authorised dose form:
Legal status of supply:
Domain:
Resource status:
Product classification:
Document Details
Generated Narrative: Bundle TEST PURPOSES ONLY - stocrin
Language: pt
Profile: Bundle - ePI
Final Document at 2022-02-16 13:28:17+0000 by Organization ACME industry for Bundle: identifier = http://ema.europa.eu/identifier#None; type = document; timestamp = 2023-06-27 10:09:22+0000
Document Subject
Generated Narrative: MedicinalProductDefinition mpa192389a9068e61de77d4f090e108cd6
identifier: http://ema.europa.eu/identifier
/EU/1/99/111/005
type: Medicinal Product
domain: Human use
status: active
legalStatusOfSupply: Medicinal product subject to medical prescription
name
productName: STOCRIN 30 mg/mL oral solution
type: Full name
part
part: nan
type: Invented name part
part
part: nan
type: Scientific name part
part
part: nan
type: Strength part
part
part: nan
type: Pharmaceutical dose form part
Usages
Country Jurisdiction Language EU EU en
Document Content
Generated Narrative: Composition composition-pt-a192389a9068e61de77d4f090e108cd6
Language: pt
Profile: Composition (ePI)
identifier: http://ema.europa.eu/identifier
/EU/1/99/111/005
status: Final
type: Package Leaflet
category: Raw
date: 2022-02-16 13:28:17+0000
author: Organization ACME industry
title: TEST PURPOSES ONLY - stocrin
Mode | Time |
Official | 2022-02-16 13:28:17+0000 |
O que contém este folheto:
Stocrin, que contém a substância ativa efavirenz, pertence a uma classe de medicamentos antirretrovíricos denominada inibidores da transcriptase reversa não nucleósidos (NNRTIs). É um medicamento antirretrovírico que combate a infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) reduzindo a quantidade do vírus no sangue. É utilizado por adultos, adolescentes e crianças com 3 anos ou mais anos de idade. O seu médico receitou-lhe Stocrin porque tem uma infeção pelo VIH. Stocrin tomado em associação com outros medicamentos antirretrovíricos reduz a quantidade de vírus no sangue. Isto irá fortalecer o seu sistema imunitário e diminuir o risco de desenvolver doenças relacionadas com a infeção pelo VIH.
Não tome Stocrin
se tem alergia ao efavirenz ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). Aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico.
se tiver doença do fígado grave.
se tiver um problema cardíaco, tal como alterações do ritmo ou da frequência do batimento do coração, batimento do coração lento ou doença grave do coração.
se algum membro da sua família (pais, avós, irmãos ou irmãs) morreu subitamente devido a um problema de coração ou nasceu com problemas de coração.
se o seu médico o informou que tem níveis elevados ou baixos de eletrólitos, tais como potássio ou magnésio, no sangue. 98
se estiver atualmente a tomar algum dos seguintes medicamentos (ver também “Outros medicamentos e Stocrin"):
Stocrin deve ser tomado com outros medicamentos que atuam contra o vírus VIH. Se vai iniciar o tratamento com Stocrin porque o tratamento atual não impediu a multiplicação do vírus, Stocrin tem de ser iniciado, na mesma altura, com outro medicamento que ainda não tenha tomado.
Este medicamento não é uma cura para a infeção por VIH e poderá continuar a desenvolver infeções e outras doenças associadas com a doença por VIH.
Deve continuar sob os cuidados do seu médico enquanto estiver a tomar Stocrin.
Fale com o seu médico:
possíveis).
Medicamentos usados no tratamento da infeção pelo vírus da hepatite C: boceprevir, telaprevir, simeprevir, sofosbuvir/velpatasvir, glecaprevir/pibrentasvir e sofosbuvir/velpatasvir/voxilaprevir.
Medicamentos usados no tratamento de infeções bacterianas, incluindo tuberculose e o complexo mycobacterium avium relacionado com SIDA: claritromicina, rifabutina, rifampicina. O seu médico pode ter necessidade de alterar a dose ou de lhe dar um antibiótico alternativo. Adicionalmente, o seu médico pode também prescrever uma dose aumentada de Stocrin.
Medicamentos usados no tratamento de infeções fúngicas (antifúngicos):
Medicamentos utilizados no tratamento de convulsões (anticonvulsivantes): carbamazepina, fenitoína, fenobarbital. Stocrin pode reduzir ou aumentar a quantidade do anticonvulsivante no seu sangue. A carbamazepina pode reduzir o efeito do Stocrin. O seu médico pode ter necessidade de lhe prescrever outro anticonvulsivante.
Medicamentos utilizados para reduzir as gorduras do sangue (também chamados estatinas): atorvastatina, pravastatina, sinvastatina. Stocrin pode reduzir a quantidade de estatinas no seu sangue. O seu médico irá controlar os seus valores de colesterol e se necessário, irá considerar a necessidade de alterar a dose de estatina.
Metadona (um medicamento utilizado no tratamento do abuso de opiáceos): o seu médico pode recomendar um tratamento alternativo.
Sertralina (um medicamento usado no tratamento da depressão): o seu médico pode achar necessário alterar a dose de sertralina.
Bupropiom (um medicamento utilizado no tratamento da depressão ou para ajudá-lo a deixar de fumar): o seu médico pode achar necessário alterar a dose de bupropiom.
Diltiazem ou medicamentos similares (chamados bloqueadores dos canais de cálcio que são medicamentos tipicamente utilizados para a tensão arterial alta ou problemas do coração): quando começar a tomar Stocrin, o seu médico pode achar necessário ajustar a dose do bloqueador dos canais de cálcio.
Imunossupressores, como a ciclosporina, sirolímus ou tacrolímus (medicamentos utilizados na prevenção da rejeição de órgãos após transplante): quando começar ou deixar de tomar Stocrin, o seu médico irá monitorizar cuidadosamente os níveis plasmáticos do imunossupressor e pode achar necessário ajustar a sua dose.
Contracetivo hormonal, como pílulas contracetivas, um contracetivo injetável (por exemplo, Depo Provera), ou um implante contracetivo (por exemplo, Implanon): tem de utilizar também um método fiável de contraceção de barreira (ver Gravidez, amamentação e fertilidade). Stocrin pode diminuir a probabilidade dos contracetivos hormonais atuarem. Já ocorreram gravidezes em mulheres medicadas com Stocrin usando em simultâneo um implante contracetivo, embora não tenha sido estabelecido que a terapêutica com Stocrin tenha causado a falência do contracetivo.
Varfarina ou acenocumarol (medicamentos usados na redução da coagulação do sangue): o seu médico pode achar necessário ajustar a dose de varfarina ou acenocumarol.
Extratos de Ginkgo biloba (uma preparação à base de plantas).
Medicamentos que têm impacto no ritmo do coração:
Metamizol (um medicamento usado para tratar a dor e febre).
Praziquantel (um medicamento usado para tratar infeções por parasitas). Gravidez e amamentação 102 As mulheres não devem engravidar durante o tratamento com Stocrin e durante as 12 semanas seguintes. O seu médico poderá pedir-lhe que faça um teste de gravidez para assegurar que não está grávida antes de iniciar o tratamento com Stocrin. Se houver possibilidade de engravidar durante o tratamento com Stocrin, deve utilizar um método fiável de contraceção de barreira (por exemplo, um preservativo) com outros métodos de contraceção, incluindo o oral (pílula) ou outros contracetivos hormonais (por exemplo, implantes, injeção). O efavirenz pode permanecer no seu sangue durante algum tempo após o fim do tratamento. Assim, deve continuar a usar medidas contracetivas, como as referidas acima, durante 12 semanas após o fim do tratamento com Stocrin. Informe imediatamente o seu médico se estiver grávida ou tencionar engravidar. Se estiver grávida, só deverá tomar Stocrin se for decidido entre si e o seu médico que é realmente necessário. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Observaram-se defeitos graves à nascença em fetos de animais e em bebés de mulheres tratadas com efavirenz ou com um medicamento combinado contendo efavirenz, emtricitabina e tenofovir durante a gravidez. Se tomou Stocrin ou o comprimido combinado contendo efavirenz, emtricitabina e tenofovir durante a gravidez, o seu médico pode pedir análises ao sangue regulares bem como outros exames de diagnóstico para vigiar o desenvolvimento da sua criança. A amamentação não é recomendada em mulheres que vivem com VIH, uma vez que a infeção pelo VIH pode ser transmitida ao bebé através do leite materno. Se estiver a amamentar ou planeia vir a amamentar, deve falar com o seu médico o mais rapidamente possível.
Condução de veículos e utilização de máquinas Stocrin contém efavirenz e pode causar tonturas, incapacidade de concentração e sonolência. Caso seja afetado, não conduza nem utilize quaisquer ferramentas ou máquinas. Stocrin 30 mg/ml solução oral contém ácido benzoico Este medicamento contém 1 mg de ácido benzoico (E210) por ml. Stocrin 30 mg/ml solução oral contém álcool benzílico Este medicamento contém até 0,816 mg de álcool benzílico (E1519) por ml. O álcool benzílico pode causar reações alérgicas.
Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. O seu médico dar-lhe-á instruções sobre a dose correta.
A dose para adultos é de 24 ml uma vez por dia.
A dose de Stocrin pode precisar de ser aumentada ou diminuída se já estiver a tomar certos medicamentos (ver Outros medicamentos e Stocrin).
Stocrin solução oral pode ser tomada com ou sem alimentos. A dose de Stocrin solução oral em mg não é a mesma que a dos comprimidos revestidos por película de Stocrin.
Stocrin tem de ser tomado todos os dias.
Stocrin nunca deve ser utilizado isoladamente para tratar o VIH. Stocrin tem de ser sempre tomado em associação com outros medicamentos anti-VIH. 103 A dose de Stocrin solução oral deve ser medida usando a seringa para administração oral que se encontra na embalagem.
Na primeira utilização, o adaptador para o frasco deve ser fixado ao colo do frasco. Para efetuar este passo, remova a tampa resistente à abertura por crianças e a película que sela o frasco. O adaptador para o frasco, que já se encontra fixo à cânula da seringa, pode ser em seguida adaptado ao colo do frasco e fortemente pressionado para baixo.
Separe a seringa do adaptador. O adaptador deve encontrar-se agora perfeitamente ajustado ao colo do frasco, de modo a que a tampa possa ser recolocada sem ter que o remover.
Mantendo o frasco em posição vertical, adapte a ponta da seringa ao adaptador do frasco.
Vire o frasco ao contrário, ainda com a seringa colocada no mesmo local. Segure o frasco e a seringa firmemente numa mão e com a outra mão, puxe o êmbolo para trás lentamente até à marca correspondente à dose necessária. Se aparecerem bolhas de ar na seringa, mantenha o frasco virado para baixo e carregue no êmbolo lentamente. Volte a puxá-lo para trás. Repita esta operação até que não existam bolhas na seringa.
Para medir a dose de forma precisa, mantenha o frasco virado para baixo e carregue no êmbolo lentamente até que o topo do anel preto (a orla mais próxima da ponta da seringa) fique alinhado com a dose. Vire o frasco para cima e retire a seringa. Limpe o adaptador e volte a colocar a tampa firmemente sobre ele.
Antes de administrar a dose de solução oral, certifique-se de que o doente está sentado ou em pé. Coloque a ponta da seringa dentro da boca, apontando-a para a face. Carregue no êmbolo lentamente de modo a dar tempo suficiente para que o medicamento seja engolido. Uma injeção rápida da solução para dentro da boca pode provocar sufocação. 104 Após a utilização, mergulhe a seringa em água quente com detergente durante pelo menos um minuto. Encha a seringa com esta água quente e depois esvazie-a completamente. Repita esta operação pelo menos três vezes. Retire o êmbolo do tubo e enxague cuidadosamente ambas as partes com água corrente quente. Se verificar que algum dos componentes da seringa não está limpo, repita as instruções de limpeza. Deixe-os secar completamente antes de os reunir. Não coloque a seringa na máquina de lavar louça. Utilização em crianças e adolescentes
A dose para crianças com um peso superior a 40 kg é de 24 ml uma vez por dia.
A dose para crianças com um peso inferior a 40 kg é calculada em função do peso corporal e é tomada uma vez por dia como se indica a seguir: Peso corporal Stocrin solução oral (30 mg/ml) kg Dose (ml) Crianças 3 - < 5 anos Adultos e crianças com idade igual ou superior a 5 anos 13 a < 15 12 9 15 a < 20 13 10 20 a < 25 15 12 25 a < 32,5 17 15 32,5 a < 40
24 Se tomar mais Stocrin do que deveria Se tomar uma dose excessiva de Stocrin contacte o seu médico ou dirija-se ao serviço de urgências mais próximo para aconselhamento. Mantenha a embalagem do medicamento consigo para facilitar a descrição do medicamento tomado. Caso se tenha esquecido de tomar Stocrin Tente não se esquecer de tomar uma dose. Se se esquecer, tome a dose seguinte logo que for possível, mas não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se necessitar de ajuda para planear as alturas melhores para tomar o seu medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. Se parar de tomar Stocrin Quando tiver pouca quantidade de Stocrin, obtenha mais junto do seu médico ou farmacêutico. Isto é muito importante porque se o medicamento for interrompido mesmo por um curto período de tempo, a quantidade de vírus pode começar a aumentar. Pode então ser mais difícil combater o vírus. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos indesejáveis, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. No tratamento da infeção por VIH, não é possível determinar sempre se um determinado efeito indesejável foi causado por Stocrin, por outro medicamento que esteja a tomar em simultâneo, ou pela própria doença por VIH. Durante a terapêutica para o VIH pode haver um aumento do peso e dos níveis de lípidos e glucose no sangue. Isto está em parte associado a uma recuperação da saúde e do estilo de vida e, no caso dos lípidos no sangue, por vezes aos próprios medicamentos para o VIH. O seu médico irá realizar testes para determinar estas alterações. 105 Os efeitos indesejáveis mais notórios comunicados com Stocrin quando administrado em associação com outros medicamentos anti-VIH são erupção cutânea e sintomas do sistema nervoso. Deve consultar o seu médico se tiver uma erupção cutânea, porque algumas erupções cutâneas podem ser graves; contudo, a maior parte dos casos de erupção cutânea desaparecem sem que se proceda a qualquer alteração ao seu tratamento com Stocrin. A erupção cutânea foi mais comum em crianças do que em adultos tratados com Stocrin. Os sintomas do sistema nervoso tendem a ocorrer quando o tratamento é iniciado pela primeira vez, mas diminuem normalmente nas primeiras semanas. Num estudo, os sintomas do sistema nervoso ocorreram frequentemente durante as primeiras 1 - 3 horas após a toma. Se for afetado, o seu médico pode sugerir que tome Stocrin à hora de deitar. Alguns doentes apresentam sintomas mais graves que podem afetar o comportamento ou a capacidade de pensar com clareza. Alguns doentes tentaram mesmo o suicídio. Estes problemas tendem a ocorrer mais frequentemente em indivíduos com história de doença mental. Adicionalmente, alguns sintomas do sistema nervoso [ex.: confusão, pensamentos e movimentos fisícos lentos, e delírios (certezas falsas) ou alucinações (ver ou ouvir coisas que os outros não vêem ou não ouvem)] podem ocorrer meses a anos após o início da terapêutica com Stocrin. Informe sempre o seu médico imediatamente se sentir qualquer um destes sintomas ou quaisquer efeitos indesejáveis enquanto estiver a tomar Stocrin. Ocorreu diarreia em crianças que tomaram Stocrin solução oral e nelfinavir em associação com outros medicamentos antirretrovíricos. Informe o seu médico se sentir algum dos seguintes efeitos indesejáveis: Efeitos indesejáveis muito frequentes (afetam mais de 1 utilizador em cada 10)
Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso no frasco e na embalagem exterior, após EXP. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. O frasco de Stocrin solução oral deve ser usado no prazo de 1 mês após a primeira abertura do frasco. Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.
Entry 1 - fullUrl = Composition/composition-pt-a192389a9068e61de77d4f090e108cd6
Resource Composition:
Generated Narrative: Composition composition-pt-a192389a9068e61de77d4f090e108cd6
Language: pt
Profile: Composition (ePI)
identifier:
http://ema.europa.eu/identifier
/EU/1/99/111/005status: Final
type: Package Leaflet
category: Raw
date: 2022-02-16 13:28:17+0000
author: Organization ACME industry
title: TEST PURPOSES ONLY - stocrin
Attesters
Mode Time Official 2022-02-16 13:28:17+0000
Entry 2 - fullUrl = MedicinalProductDefinition/mpa192389a9068e61de77d4f090e108cd6
Resource MedicinalProductDefinition:
Generated Narrative: MedicinalProductDefinition mpa192389a9068e61de77d4f090e108cd6
identifier:
http://ema.europa.eu/identifier
/EU/1/99/111/005type: Medicinal Product
domain: Human use
status: active
legalStatusOfSupply: Medicinal product subject to medical prescription
name
productName: STOCRIN 30 mg/mL oral solution
type: Full name
part
part: nan
type: Invented name part
part
part: nan
type: Scientific name part
part
part: nan
type: Strength part
part
part: nan
type: Pharmaceutical dose form part
Usages
Country Jurisdiction Language EU EU en