Gravitate Health FHIR Implementation Guide
0.1.0 - CI Build

Gravitate Health FHIR Implementation Guide, published by Gravitate Health Project. This guide is not an authorized publication; it is the continuous build for version 0.1.0 built by the FHIR (HL7® FHIR® Standard) CI Build. This version is based on the current content of https://github.com/joofio/test-epi-composition/ and changes regularly. See the Directory of published versions

Example Bundle: ePI document Bundle for lorviqua Package Leaflet for language pt

Composition category:



Full name:


Authorised dose form:

Legal status of supply:

Domain:

Resource status:


Product classification:

Document Details

Generated Narrative: Bundle TEST PURPOSES ONLY - lorviqua


Document Subject

Generated Narrative: MedicinalProductDefinition mp421c345b23392c1be16e7fe1f7c5111b

identifier: http://ema.europa.eu/identifier/EU/1/19/1355/002

type: Medicinal Product

domain: Human use

status: active

legalStatusOfSupply: Medicinal product subject to medical prescription

name

productName: Lorviqua 25 mg film-coated tablets

type: Full name

part

part: nan

type: Invented name part

part

part: nan

type: Scientific name part

part

part: nan

type: Strength part

part

part: nan

type: Pharmaceutical dose form part

Usages

-CountryJurisdictionLanguage
*EUEUen

Document Content

Generated Narrative: Composition composition-pt-421c345b23392c1be16e7fe1f7c5111b

Language: pt

Profile: Composition (ePI)

identifier: http://ema.europa.eu/identifier/EU/1/19/1355/002

status: Final

type: Package Leaflet

category: Raw

date: 2022-02-16 13:28:17+0000

author: Organization ACME industry

title: TEST PURPOSES ONLY - lorviqua

Attesters

-ModeTime
*Official2022-02-16 13:28:17+0000

B. FOLHETO INFORMATIVO

unavailable

Folheto informativo: Informação para o utilizador

O que contém este folheto

O que contém este folheto:

  1. O que é Lorviqua e para que é utilizado
  2. O que precisa de saber antes de tomar Lorviqua
  3. Como tomar Lorviqua
  4. Efeitos indesejáveis possíveis
  5. Como conservar Lorviqua
  6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é lorviqua e para que é utilizado

O que é Lorviqua Lorviqua contém a substância ativa lorlatinib, um medicamento que é utilizado para o tratamento de adultos com fases avançadas de um tipo de cancro do pulmão chamado cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC). Lorviqua pertence ao grupo de medicamentos que inibe uma enzima chamada cinase do linfoma anaplásico (ALK). Lorviqua só é administrado a doentes que tenham uma alteração num gene do ALK, ver abaixo Como Lorviqua atua. Para que é utilizado Lorviqua Lorviqua é utilizado para tratar adultos com um tipo de cancro do pulmão chamado cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC). É utilizado se o seu cancro do pulmão:

for ALK-positivo - isto quer dizer que as células do cancro têm um defeito num gene que produz uma enzima chamada ALK (cinase do linfoma anaplásico); ver Como Lorviqua atua a seguir; e

está avançado. Lorviqua pode ser-lhe receitado se:

não foi previamente tratado com um inibidor da ALK; ou

foi tratado anteriormente com um medicamento chamado alectinib ou ceritinib, que são inibidores do ALK; ou

foi tratado anteriormente com crizotinib seguido de outro inibidor do ALK. Como Lorviqua atua Lorviqua inibe um tipo de enzima chamada tirosina cinase e desencadeia a morte de células cancerosas nos doentes com alterações nos genes do ALK. Lorviqua é apenas administrado a indivíduos cuja doença se deve a uma alteração no gene da tirosina cinase do ALK. 38 Se tiver quaisquer dúvidas sobre como Lorviqua atua ou por que motivo este medicamento lhe foi receitado, pergunte ao seu médico.

2. O que precisa de saber antes de tomar lorviqua

Não tome Lorviqua

se tem alergia a lorlatinib ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

se estiver a tomar algum destes medicamentos:  rifampicina (utilizada para tratar a tuberculose)  carbamazepina, fenitoína (utilizadas para tratar a epilepsia)  enzalutamida (utilizada para tratar o cancro da próstata)  mitotano (utilizado para tratar o cancro das glândulas suprarrenais)  medicamentos contendo erva de S. João (Hypericum perforatum, uma preparação à base de plantas) Advertências e precauções Fale com o seu médico antes de tomar Lorviqua:

se tem níveis elevados de colesterol ou triglicerídeos no sangue

se tem níveis elevados no sangue das enzimas conhecidas como amílase ou lípase ou uma doença chamada pancreatite que pode aumentar os níveis destas enzimas

se tem problemas no coração, incluindo insuficiência cardíaca, frequência cardíaca lenta, ou se os resultados do eletrocardiograma (ECG) mostrarem que tem uma anomalia da atividade elétrica do coração conhecida como prolongamento do intervalo PR ou um bloqueio AV

se tem tosse, dor no peito, falta de ar, ou agravamento de sintomas respiratórios ou se alguma vez teve uma doença dos pulmões chamada pneumonite

se tem pressão arterial elevada

se tem níveis altos de açúcar no sangue Se não tiver a certeza, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Lorviqua. Informe o seu médico imediatamente se desenvolver:

problemas no coração. Informe o seu médico imediatamente sobre alterações no seu batimento cardíaco (rápido ou lento), sensação de desfalecimento, desmaios, tonturas ou falta de ar. Estes sintomas podem ser sinais de problemas cardíacos. O seu médico poderá verificar se existem problemas com o seu coração durante o tratamento com Lorviqua. Se os resultados forem anormais, o médico poderá decidir reduzir a sua dose de Lorviqua ou parar o tratamento.

problemas da fala, dificuldades em falar, incluindo fala indistinta ou lenta. O seu médico poderá investigar mais aprofundadamente e decidir reduzir a sua dose de Lorviqua ou parar o tratamento.

alteração do estado mental, problemas do humor ou da memória, tais como alterações do humor (incluindo depressão, euforia e oscilações do humor), irritabilidade, agressividade, agitação, ansiedade ou uma alteração da sua personalidade e episódios de confusão ou perda de contacto com a realidade, tais como acreditar, ver ou ouvir coisas que não são reais. O seu médico poderá investigar mais aprofundadamente e decidir reduzir a sua dose de Lorviqua ou parar o seu tratamento.

dor nas costas ou no abdómen (barriga), amarelecimento da pele e olhos (icterícia), náuseas ou vómitos. Estes sintomas podem ser sinais de pancreatite. O seu médico poderá investigar mais aprofundadamente e decidir reduzir a dose de Lorviqua.

tosse, dor no peito ou agravamento de sintomas respiratórios existentes. O seu médico poderá investigar mais aprofundadamente e tratá-lo com outros medicamentos, tais como antibióticos e esteroides. O seu médico poderá decidir reduzir a sua dose de Lorviqua ou parar o seu tratamento.

dores de cabeça, tonturas, visão turva, dor no peito ou falta de ar. Estes sintomas poderão ser sinais de pressão arterial elevada. O seu médico poderá investigar mais aprofundadamente e tratá- lo com medicamentos para controlar a sua pressão arterial. O seu médico pode decidir reduzir a sua dose de Lorviqua ou parar o seu tratamento. 39

sensação de muita sede, necessidade de urinar mais do que o habitual, sensação de muita fome, sensação de indisposição no estômago, fraqueza ou cansaço ou confusão. Estes sintomas poderão ser sinais de níveis elevados de açúcar no sangue. O seu médico poderá investigar mais aprofundadamente e tratá-lo com medicamentos para controlar o seu nível de açúcar no sangue. O seu médico pode decidir reduzir a sua dose de Lorviqua ou parar o seu tratamento. O seu médico poderá efetuar avaliações adicionais e poderá decidir reduzir a dose de Lorviqua ou parar o seu tratamento se:

desenvolver problemas no fígado. Informe o seu médico imediatamente se se sentir mais cansado do que é habitual, a sua pele e o branco dos olhos ficarem amarelos, a sua urina ficar escura ou castanha (da cor do chá), se tiver náuseas, vómitos ou diminuição do apetite, tiver dor no lado direito da barriga, tiver comichão ou se fizer nódoas negras com mais facilidade do que é habitual. O seu médico poderá pedir análises ao sangue para verificar a função do seu fígado.

tem problemas de rins. Para mais informação, ver Efeitos indesejáveis possíveis na secção 4. Crianças e adolescentes Este medicamento apenas é indicado em adultos e não deve ser administrado a crianças e adolescentes. Análises e controlo Irá realizar análises ao sangue antes de iniciar o tratamento e durante o seu tratamento. Estas análises são para verificar o nível de colesterol, triglicerídeos e das enzimas amílase ou lípase no seu sangue antes de iniciar o tratamento com Lorviqua e regularmente durante o tratamento. Outros medicamentos e Lorviqua Informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos à base de plantas e medicamentos de venda livre. Isto porque Lorviqua pode afetar o modo como outros medicamentos atuam. Também alguns medicamentos podem afetar o modo como Lorviqua atua. Não pode tomar Lorviqua com determinados medicamentos. Estes medicamentos estão listados em Não tome Lorviqua no início da secção 2. Em particular, informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos:

boceprevir - um medicamento utilizado para tratar a hepatite C.

bupropiom - um medicamento utilizado para tratar a depressão ou para ajudar as pessoas a deixar de fumar.

Di-hidroergotamina, ergotamina - medicamentos utilizados no tratamento da dor de cabeça nas enxaquecas.

efavirenz, cobicistate, ritonavir, paritaprevir em associação com ritonavir e ombitasvir e/ou dasabuvir, e ritonavir em associação com elvitegravir, indinavir, lopinavir ou tipranavir - medicamentos utilizados para tratar a SIDA/HIV.

cetoconazol, itraconazol, voriconazol, posaconazol - medicamentos utilizados para tratar infeções por fungos. Também troleandomicina, um medicamento utilizado para tratar determinados tipos de infeções bacterianas.

quinidina - um medicamento utilizado para tratar o ritmo cardíaco irregular e outros problemas no coração.

pimozida - um medicamento utilizado para tratar problemas de saúde mental.

alfentanilo e fentanilo - medicamentos utilizados para tratar a dor forte.

ciclosporina, sirolímus e tacrolímus - medicamentos utilizados em transplantes de órgãos para prevenir a rejeição de órgãos. Lorviqua com alimentos e bebidas Não pode beber sumo de toranja ou comer toranja durante o tratamento com Lorviqua pois podem alterar a quantidade de Lorviqua no seu organismo. 40 Gravidez, amamentação e fertilidade

Contraceção - informação para as mulheres Não deve engravidar enquanto estiver a tomar este medicamento. Se puder ter filhos, tem de utilizar uma contraceção altamente eficaz (por exemplo, contraceção de barreira dupla, tal como preservativo e diafragma) durante o tratamento e durante, pelo menos, 35 dias após parar o tratamento. Lorlatinib pode reduzir a eficácia dos métodos hormonais de contraceção (por exemplo, a pílula); por conseguinte, os métodos hormonais de contraceção não podem ser considerados altamente eficazes. Se a contraceção hormonal for inevitável, tem de ser utilizada juntamente com o preservativo. Fale com o seu médico sobre os métodos de contraceção adequados para si e para o seu parceiro.

Contraceção - informação para os homens Não deve ter filhos durante o tratamento com Lorviqua porque este medicamento pode ser prejudicial para o bebé. Se existir alguma possibilidade de vir a ter um filho durante a toma deste medicamento, tem de usar preservativo durante o tratamento e durante, pelo menos, 14 semanas após a conclusão da terapêutica. Fale com o seu médico sobre os métodos de contraceção adequados para si e para a sua parceira.

Gravidez  Não tome Lorviqua se estiver grávida. Isto porque pode ser prejudicial para o bebé.  Se o seu parceiro estiver a ser tratado com Lorviqua, tem de usar preservativo durante o tratamento e durante, pelo menos, 14 semanas após a conclusão da terapêutica.  Se engravidar durante o tratamento ou durante as 5 semanas após tomar a última dose, informe o seu médico imediatamente.

Amamentação Não amamente enquanto estiver a tomar este medicamento e durante 7 dias após a última dose. Isto porque não se sabe se Lorviqua consegue passar para o leite humano e, por conseguinte, ser prejudicial para o seu bebé.

Fertilidade Lorviqua pode alterar a fertilidade masculina. Fale com o seu médico sobre a preservação da fertilidade antes de tomar Lorviqua. Condução de veículos e utilização de máquinas Deve ter um cuidado especial ao conduzir e utilizar máquinas enquanto estiver a tomar Lorviqua, devido aos efeitos no seu estado mental. Lorviqua contém lactose Caso tenha sido informado pelo seu médico de que tem intolerância a alguns açúcares, fale com o seu médico antes de tomar este medicamento. Lorviqua contém sódio Este medicamento contém menos de 1 mmol (23 mg) de sódio por cada comprimido de 25 mg ou de 100 mg, ou seja, é praticamente “isento de sódio".

3. Como tomar lorviqua

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se tiver dúvidas.

A dose recomendada é um comprimido de 100 mg tomado oralmente uma vez por dia.

Tome a dose aproximadamente à mesma hora todos os dias.

Pode tomar os comprimidos com alimentos ou entre as refeições, evitando sempre a toranja e o sumo de toranja.

Engula os comprimidos inteiros e não os esmague, mastigue ou dissolva.

Por vezes, o seu médico poderá reduzir a sua dose, parar o seu tratamento durante um curto período ou parar o seu tratamento completamente, caso não se sinta bem. 41 Se vomitar depois de tomar Lorviqua Se vomitar depois de tomar uma dose de Lorviqua, não tome uma dose extra, mas tome a próxima dose à hora habitual. Se tomar mais Lorviqua do que deveria Se, acidentalmente, tomar demasiados comprimidos, informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro imediatamente. Pode necessitar de assistência médica. Caso se tenha esquecido de tomar Lorviqua O que fazer se se esquecer de tomar um comprimido depende de quanto tempo falta até à sua próxima dose.

Se a sua próxima dose é dentro de 4 horas ou mais, tome o comprimido esquecido assim que se lembrar. Depois, tome o próximo comprimido à hora habitual.

Se a sua próxima dose é em menos de 4 horas, não tome o comprimido esquecido. Depois, tome o próximo comprimido à hora habitual. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se parar de tomar Lorviqua É importante que tome Lorviqua todos os dias, durante o período de tempo que o seu médico lhe disser. Se não conseguir tomar o medicamento como o seu médico lhe receitou ou se sente que já não necessita dele, fale com o seu médico imediatamente. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

4. Efeitos indesejáveis possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos indesejáveis, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Alguns efeitos indesejáveis podem ser graves. Informe o seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes efeitos indesejáveis (ver também a secção

5. Como conservar lorviqua

a dose, parar o tratamento durante um curto período ou parar o tratamento completamente:

tosse, falta de ar, dor no peito ou agravamento dos problemas respiratórios

pulsação lenta (50 batimentos por minuto ou menos), sensação de cansaço, tonturas ou desmaio ou perda de consciência

dor abdominal (de barriga), dores nas costas, náuseas, vómitos, comichão ou amarelecimento da pele e olhos

alterações do estado mental; alterações cognitivas, incluindo confusão, perda de memória, diminuição da capacidade de concentração; alterações do humor, incluindo irritabilidade e oscilações do humor; alterações na fala incluindo dificuldade em falar, tais como fala pouco clara ou lenta ou perda de contacto com a realidade, tais como acreditar, ver ou ouvir coisas que não são reais. Outros efeitos indesejáveis de Lorviqua podem incluir: Muito frequentes: podem afetar mais do que 1 em 10 pessoas

aumento do nível de colesterol e triglicerídeos (gorduras no sangue que podem ser detetadas através de análises ao sangue)

inchaço dos membros ou da pele

problemas nos olhos, tais como dificuldade em ver de um ou de ambos os olhos, visão dupla ou ver flashes de luz

problemas nos nervos dos braços e pernas, tais como dor, dormência, sensações fora do normal, 42 tais como ardor ou picadelas, dificuldade em andar, ou dificuldade em atividades normais do quotidiano, tais como escrever

aumento do nível de enzimas chamadas lipase e/ou amílase no sangue que podem ser detetadas através de análises ao sangue

número baixo de glóbulos vermelhos, uma situação conhecida por anemia que pode ser detetada através de análises ao sangue

diarreia

prisão de ventre

dor nas articulações

aumento de peso

dor de cabeça

erupção na pele

dor muscular

aumento na pressão arterial Frequentes: pode afetar até 1 em 10 pessoas

aumento nos níveis de açúcar no sangue

proteína em excesso na urina Comunicação de efeitos indesejáveis Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não incluídos neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos indesejáveis diretamente através do sistema nacional de notificação mencionado no Apêndice V. Ao comunicar efeitos indesejáveis, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na película do blister e na embalagem exterior após “EXP". O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação. Não utilize este medicamento se verificar que a embalagem está danificada ou se mostrar sinais de adulteração. Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.


Additional Resources Included in Document


Entry 1 - fullUrl = Composition/composition-pt-421c345b23392c1be16e7fe1f7c5111b

Resource Composition:

Generated Narrative: Composition composition-pt-421c345b23392c1be16e7fe1f7c5111b

Language: pt

Profile: Composition (ePI)

identifier: http://ema.europa.eu/identifier/EU/1/19/1355/002

status: Final

type: Package Leaflet

category: Raw

date: 2022-02-16 13:28:17+0000

author: Organization ACME industry

title: TEST PURPOSES ONLY - lorviqua

Attesters

-ModeTime
*Official2022-02-16 13:28:17+0000

Entry 2 - fullUrl = MedicinalProductDefinition/mp421c345b23392c1be16e7fe1f7c5111b

Resource MedicinalProductDefinition:

Generated Narrative: MedicinalProductDefinition mp421c345b23392c1be16e7fe1f7c5111b

identifier: http://ema.europa.eu/identifier/EU/1/19/1355/002

type: Medicinal Product

domain: Human use

status: active

legalStatusOfSupply: Medicinal product subject to medical prescription

name

productName: Lorviqua 25 mg film-coated tablets

type: Full name

part

part: nan

type: Invented name part

part

part: nan

type: Scientific name part

part

part: nan

type: Strength part

part

part: nan

type: Pharmaceutical dose form part

Usages

-CountryJurisdictionLanguage
*EUEUen