HL7 Portugal FHIR Implementation Guide para alergias e reacções adversas ao medicamento
1.0.0-ballot - CI Build Portugal flag

HL7 Portugal FHIR Implementation Guide para alergias e reacções adversas ao medicamento, published by HL7 Portugal. This guide is not an authorized publication; it is the continuous build for version 1.0.0-ballot built by the FHIR (HL7® FHIR® Standard) CI Build. This version is based on the current content of https://github.com/hl7-pt/adr-ig/ and changes regularly. See the Directory of published versions

Home Page

Official URL: https://hl7.pt/fhir/ADR/ImplementationGuide/hl7.fhir.pt.adr Version: 1.0.0-ballot
Active as of 2024-12-09 Computable Name: ADRPTIG

A especificação aqui documentada é, por enquanto, uma especificação de prova de conceito e não pode ser utilizada para fins de implementação. Nenhuma responsabilidade pode ser inferida pelo uso ou mau uso desta especificação, ou pelas suas consequências.

Âmbito

Este guia tem como objetivo apoiar profissionais de saúde, organizações e desenvolvedores de software na adoção do padrão FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources) para o registo, partilha e gestão de informações relacionadas a alergias e reações adversas a medicamentos (RAM). O guia promove:

  • Segurança do paciente: Redução de riscos associados ao uso de medicamentos, assegurando que as informações sobre alergias e reações adversas sejam registadas e partilhadas de forma estruturada e interoperável.
  • Conformidade regulatória: Harmonização dos processos de submissão de notificações de reações adversas, em conformidade com as orientações fornecidas pelo Infarmed, como parte do sistema de Submissão RAM (Reações Adversas a Medicamentos).
  • Interoperabilidade: Facilitação da partilha de dados entre sistemas de saúde, de acordo com padrões globais, garantindo maior qualidade e acessibilidade às informações clínicas.

Este documento é dirigido a programadores de sistemas de informação em saúde, farmacêuticos, gestores de sistemas clínicos, e outros profissionais envolvidos no registo e uso de dados clínicos.

Introdução

A identificação e o registo de suspeitas de RAMs e alergias são atividades transversais a toda a prática clínica. Estas informações, quando adequadamente documentadas e partilhadas entre diferentes prestadores de saúde, contribuem significativamente para:

  • Aumento da segurança do paciente, reduzindo riscos associados à administração de medicamentos inadequados.
  • Apoio à tomada de decisão clínica, promovendo maior evidência e informação acessível aos prestadores de cuidados.
  • Fortalecimento da farmacovigilância, ao alimentar bases de dados que monitorizam a segurança medicamentosa em larga escala.

Neste guia, serão apresentados possíveis workflows, formatos de informação e recursos a serem utilizados no padrão HL7 FHIR para suportar o registo e a comunicação de alergias e reações adversas.

Em Portugal, o Infarmed desempenha um papel central na monitorização dos eventos adversos, proporcionando orientações claras através do portal Submissão RAM. Os modelos lógicos descritos neste guia baseiam-se no formato atual de comunicação de suspeitas de RAMs para o Infarmed, I.P., disponível no seguinte link: https://extranet.infarmed.pt/esb/API/PortalRAM-WS/NotificacaoRamService/2018/01/SOAP/NotificacaoRam?wsdl.

Autores e contribuidores

Papel Nome Organização Contacto
Autor Tiago Costa Virtual Care tcosta at virtualcare.pt
Autor João Almeida HL7 Portugal joaofilipe90 at gmail.com

Acknowledgements & Agradecimentos

Aviso 2022-C05i0101-02 Agendas/Alianças mobilizadoras para a reindustrialização, Projeto nº C630926586-00465198.

This work was financed by the project Health from Portugal (“Aviso 2022-C05i0101-02 Agendas/Alianças mobilizadoras para a reindustrialização, Projeto nº C630926586-00465198”).


An overview of access to resources